PARANDO PARA... Treinar seu dragão

E lá estava eu escrevendo mais um post para o blog. Quando uma árvore caiu, a energia se foi, e granizo começou a acertar a cabeça das pessoas que andavam na rua... E eu tive que começar tudo do zero.

ENFIM. Eu sei que a proposta do blog são shoujos. Sim. Prometo mais um monte deles. Só que hoje decidi escrever sobre livros. Preparado?



Ah, mas só um aviso bacana...


1. FICHA TÉCNICA:



Acabei de ler o primeiro e o segundo volume recentemente, e o que eu tenho pra dizer é que a edição brasileira é muito linda! Cheia de ilustrações, o papel é daqueles que dá vontade de ficar cheirando, a capa é linda, a contracapa também... Tirei umas fotos pra vocês darem uma examinada:






(Ignore a qualidade duvidosa das fotos do meu telefone)

Nesse post só vou comentar o volume 1 e o filme 1. Por motivos de... Acredite, já é bastante coisa pra falar. Vai por mim.


2. RESUMÃO:

Soluço é um garoto normal. O que não é uma coisa 100% boa, já que na verdade, como filho do chefe da tribo dos Hooligans Cabeludos ele deveria ser um incrivelmente valente e heroico guerreiro viking, e é por isso que sua vida anda difícil. Atualmente ele precisa capturar e treinar um dragão para finalmente ser aceito no bando. Mas a coisa piora quando tudo o que ele consegue é uma criaturinha pequena, banguela e nada ameaçadora.

Pergunta: você tá sentindo algo estranho? Bom. Se o seu caso for igual ao meu, que assistiu o filme antes de ler o livro (ou que nem sabia que tinha livro) tenho uma coisa bacana pra te contar... A história foi BASTANTE modificada. Aliás, elas são duas histórias completamente diferentes! Só o que você vai ter de igual são os nomes, e as referências nórdicas.

Mas relaxa, vamos deixar as diferenças um pouquinho mais pra frente...

2.1. Personagens Principais 

SOLUÇO SPANTOSICUS STRONDUS III: Aposto que você não tava sabendo que esse era o nome inteiro do garoto. No livro, a imagem que nos é passada é de um molequinho pequeno, magro, e inteligente. Não me lembro de maiores descrições... Felizmente temos uma ilustração! Que, vai destruir a imagem do soluço do filme. Então vou te poupar disso (sério, parece que foi uma criança de 5 anos que desenhou). Mas caso você não tenha visto o filme, Soluço está um pouco mais velho e é esse carinha aqui:


PERNA-DE-PEIXE: No livro, é o amiguinho nerd do Soluço e que sofre bullying do Melequento (ele e tudo mundo, né). No filme, ele vai ser um moleque super desimportante.

MELEQUENTO: Um garoto bem maior, mais viril, matador, mais cabeça oca e brutamontes que Soluço. E também, um melhor viking. Até onde eu entendi Melequento é primo de Soluço, e não se conforma de que o próximo líder da vila é o magrelo. Daí vem o bullying. No filme, novamente, rolou uma jogada de escanteio e ele é um menino feio e briguento. Só.

STOICO, O IMENSO: O pai de Soluço. Pelas descrições, é o que ficou mais fiel! É grande, gordo, peludo, e bárbaro! É o cara do filme, sem tirar nem por.

BOCÃO BONARROTO: Descrito como "o idiota encarregado pela iniciação". É o professor da escola de vikings. É basicamente a imagem que colocaram no filme, só que não é nenhum pouco amigável. E não é coleguinha do Soluço. Só um brutamontes.

BANGUELA: Dragão de Soluço. E aqui vai o maior choque de todos... Banguela é apenas um pequeno, e mirradinho dragão de jardim. "Fúria da noite" uma ova! Sua personalidade não é NADA heroica, valente, e... Esquece o Banguela do filme. Esse aqui é teimoso, egoísta, e nenhum pouco descolado. Aliás, no gif abaixo, o menorzinho é beeem o Banguela do livro, que adivinha? É mesmo desdentado!

(Ponto pro Banguela do filme)


4. E COMO FOI A LEITURA?

Todo narrado na terceira pessoa, o livro nos promete as lembranças da época em que Soluço ainda não era o grande heroi que ficou conhecido quando cresceu. Então uma coisa que ficou na minha cabeça logo de cara é: ok, esse moleque não vai morrer. Bom.

Só que apesar desse sentimento de "ele está a salvo", é incrível o número de desgraças que acontecem ao pobrezinho! Tudo começa quando ele está lá, na sua primeira aula, e ele já tem que pegar seu dragão. E você fica na expectativa de que depois de tanto bullying e gritaria constante, finalmente ele vai tirar da cesta o dragão mais incrível e obediente de todos e esse será o grande climax... Só que como eu já falei, não é isso o que acontece. Então, 99, 9% do livro nós vamos ter um protagonista em altas furadas, Banguela não vai contribuir, e você quase não acredita que vai sobrar Soluço pra ser herói.

A história da Cressida Cowell é um ótimo infanto-juvenil. A leitura é fácil, é divertida, e só o que me incomodou um pouco foi a quantidade de vezes que letras iam aparecendo EM CAIXA ALTA. SÉRIO, ACHO QUE FORAM MUITAS, MUITAS VEZES. Mas isso é de pouco importância, afinal. E claro, se você ler antes de ver o filme talvez sinta falta da imagem descolada do Banguela... Mas vale a pena. Não é um livro caro, e é bem rápido de ler. Eu sou uma pessoa lenta, e levei 2 dias. Então você vai ler em bem menos!

 5. E COMO FOI O FILME?

Antes de qualquer coisa, vamos para melhor abertura da Dreamworks de todos os tempos:


Agora sim.

Bom, eu não vi no cinema, mas me arrependo amargamente. Que nem "Os Croods" (aposto que ninguém nem sabe o que é), outra animação muito boa mas que eu comi bola. Aposto que foi lindo, porque na TV de casa foi lindo, então deve ter valido os 22 reais do ingresso.

Uma das maiores diferenças entre o livro e o filme, é que aqui nós temos outra figurinha cool:


 Astrid.

Segundo fontes confiáveis, lá mais pra frente da série, vai aparecer uma garota que é meio que a fusão da Astrid com a gêmea biruta que também não existe do volume 1. Que bom, porque não me lembro nenhuma figura feminina. Zero.

O filme é cheio de emoção, comédia, e o ponto alto com toda a certeza é a fabulosa aparição de Banguela, que mais parece com um gatinho-salamantra-gigante. Depois de tentar provar, desesperadamente, que tem sim tudo para ser um viking, Soluço que é um inventor de bugigangas acaba fazendo caca e ferindo a fera. Daí rola o lance da amizade, da autoafirmação, e bum! Escorre até uma lágrima com o grande climax que... É, é triste, gente.

É bom? Sim. O 2 também deve ser muito bom, (e por todas as evidências que temos aqui, não deve ter nada a ver com o livro) só que eu ainda não assisti.

6. LIVRO vs. FILME

Listando rapidamente as maiores diferenças entre os dois, fica um negócio assim:

1. Banguela Dragão de Jardim vs. Banguela Fúria da Noite;
2. Crianças vs. Pré-adolescentes;
3. Dragões de Estimação vs. Pragas;
4. Soluço fala dragonês vs. Soluço constrói armas;
5. Perna-de-peixe melhor amigo vs. Perna-de-peixe quem??;
6. Mulheres gorilonas vs. Astrid; 
7. Bocão gritalhão vs. Bocão amigão; 

Quem é o melhor? Quem é pior? Quem, produção?? 

Depende.

Depende muito do que VOCÊ gosta mais. Se você prefere imaginar tudo na sua cabeça, se quer uma história maior, e se você quiser ver o banguela como um cãozinho travesso, desobediente, praticamente um Marley-da-era-nórdica: fique com o livro. Se você quer sentar de uma vez no sofá, e ver um monte de cenas lindas, uma paisagem incrível, e um Banguela-fúria-da-noite... Filme.

Agora, se você é esperto, fique com os dois :B

 * VALE A PENA? *

Deve valer uma galinha inteira.

A animação é linda, os personagens são cativantes, e você fica torcendo por eles. As relações são bonitas de se ver, e a mensagem também. Já o livro, as imagens não são tão lindas assim, mas é uma ótima série. Queria ter lido quando mais jovem, então se você é jovem, aproveite!

A série é muito fácil de achar nas livrarias Saraiva, e Martins fontes, além dos sites. Submarino deve ter. Não é muito caro, só que são muitos livros. E eles não são muito grossos. O filme já tem DVD, mas sério... Toda hora tá passando na FOX. 

Um último gif?


Sorria, e acene...

Sem comentários:

Enviar um comentário